quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alcy Cheuiche



BIOGRAFIA


Alcy José de Vargas Cheuiche nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, a 21 de julho de 1940. Aos quatro anos de idade foi viver em Alegrete, sua terra adotiva, onde aprendeu a ler, escrever e amar vida do campo. Aos 18 anos de idade, prestou vestibular em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia e Veterinária. Durante o curso, colaborou em jornais universitários com artigos, contos e poesias. Diplomado em primeiro lugar em sua turma, conquistou uma bolsa de estudos para Paris. Essa experiência universitária brasileira, que prolongou-se na Europa com três anos de cursos de pós-graduação na França e na Alemanha, é  muito visível em livros como O Gato e a Revolução  e O Mestiço de São Borja.
Segundo os críticos que analisaram a sua obra, é no romance histórico que Alcy Cheuiche encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, um dos mais conhecidos, foi traduzido para o espanhol e para o alemão e também editado em quadrinhos no Brasil.  A primeira edição em espanhol esgotou-se em cinco meses, merecendo do crítico Luis Neira, do jornal El Diario, de Montevidéu, uma das suas análises mais amplas e elogiosas (edição de 15 de março de 1996). Ana Sem Terra, com oito edições no Brasil e uma na Alemanha, é outro livro onde Alcy Cheuiche uniu seu talento de romancista com uma corajosa pesquisa histórica sobre a reforma agrária. Na Alemanha, foi um dos livros escolhidos para representar o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 1994, tendo recebido calorosa acolhida da crítica especializada. Die Welt, por exemplo, em sua edição de outubro de 1994, destaca: Escrito em estilo vivo e cativante, o romance de Alcy Cheuiche é uma descoberta para aqueles que procuram uma entrada literária para o maior país da América Latina. O conhecido jornal de Berlim, Berliner Illustrierte Zeitung, em sua edição de 02.10.94, afirma: O romance Ana Sem Terra de Alcy Cheuiche é um livro que ajuda a entender o Brasil, bem distante dos encantos exóticos e do carnaval. Neste mesmo teor se manifestaram outras importantes publicações, como Rheinischer Mercur, Badischer Tagblatt, Hoheloher Zeitung, Heilbronner Stimme, Eppinger Zeitung, Der Tagesspiegel . No momento, o romance está com traduções encaminhadas para edições em espanhol e para o francês. Encontra-se também à disposição dos cegos uma gravação em fita cassete, pertencente ao acervo da “Audioteca da ACERGS - Associação dos Cegos do RS” (Biblioteca Lucília Minssen, Casa de Cultura “Mário Quintana”, 5º andar, Porto Alegre).
Entre os livros mais conhecidos de Alcy Cheuiche estão as novelas Lord Baccarat e A Mulher do Espelho. A primeira trata do problema das drogas no Brasil, abordando a figura do traficante que freqüenta a alta sociedade e procura fazer carreira política. Foi o terceiro livro de ficção mais vendido da Feira do Livro de Porto Alegre de 1993.A segunda, recorda a saga dos Dezoito do forte de Copacabana através de uma narrativa onde mistura história e espiritismo com impressionante veracidade.
Um dos livros mais elogiados de Alcy Cheuiche, Nos céus de Paris - Romance da vida de Santos Dumont, narra a vida fascinante do “Pai da Aviação”, tão pouco conhecida dos brasileiros. Segundo o crítico José Resende Jr., do jornal Correio Braziliense, “Cheuiche conseguiu escrever um romance que não cansa, nem quando é técnico. E isso não é fácil quando se trata de contar a vida de um inventor.” Destaca também no romance histórico a recriação de Paris da “ Belle Epoque” e a ousadia do autor em oferecer detalhes da vida amorosa do grande pioneiro. Nos céus de Paris foi o 8º livro de ficção mais vendido da Feira do Livro de Porto Alegre (1998), uma das mais importantes do Brasil, que comercializou meio milhão de exemplares em cada edição anual. Aliás, desde 2001, Alcy Cheuiche tem participado da lista dos dez escritores pré-selecionados para patrono da feira. Em agosto de 2001, a L&PM lançou Nos céus de Paris em edição de bolso (Coleção Pockett). Em 2003 lançou o romance Jabal Lubnàn – As aventuras de um mascate libanês, narrando a vida de seu avô paterno.
Alcy Cheuiche é ganhador do prêmio literário ILha de Laytano com seu conhecido romance histórico A Guerra dos Farrapos. Como cronista, além do livro O Planeta Azul, é coautor de A Cidade de Perfil, vencedor do Prêmio Açorianos e do seu mais recente livro Na Garupa de Chronos, publicado em novembro de 2000, é ganhador doPrêmio Açorianos 2001. Em 1998, recebeu dois prêmios literários com seu livro Nos céus de Paris-Romance da vida de Santos Dumont: troféu da RBS como o melhor romance lançado na Feira do Livro de Porto Alegre e troféu Laçador, como o melhor livro publicado no sul do Brasil em 1998. Além disso, recebeu em 2001 a Medalha Mérito Santos Dumont, uma das maiores honrarias da Força Aérea Brasil. Em 2002, pelo conjunto de sua obra, recebeu a Medalha Simões Lopes Neto, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2005 recebeu a Medalha Oswaldo Aranha da Prefeitura Municipal de Alegrete.
Foi Patrono de Feiras do Livro e de muitas escolas em todo Rio Grande do Sul e das seguintes cidades: Alegrete, Caçapava do Sul, Porto Alegre, Ivoti, Capão da Canoa, Gramado, Gravataí e São Sepé.
Entre outras entidades culturais a que pertence, é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores. Na comunicação científica, é Diretor, juntamente com sua esposa Maria Berenice Gervasio Cheuiche, da revista A Hora Veterinária, editada em convênio cultural com a França, que recentemente completou 22 anos de publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário